A Psicologia tem como compromisso oferecer aos seus clientes um espaço no qual ele possa se aproximar de sua história de uma forma diferente. Isso é o que temos de mais valioso a oferecer: um espaço onde o adolescente possa se expressar e se engajar em sua própria vida e em suas escolhas. A psicoterapia coloca-se como uma oportunidade para que o jovem se encontre com seus verdadeiros desejos, frente a tendência a ficar fixado em identificações relacionadas aos desejos dos pais.
Mas esse trabalho tem se mostrado uma tarefa árdua. A experiência tem demonstrado que o engajamento de adolescentes não é simples.
O pessimismo com relação ao trabalho com adolescentes está muitas vezes relacionado a rigidez nas técnicas de atendimento que não servem bem às necessidades e características típicas do adolescente. Suas frequentes mudanças e particularidades nos obrigam a repensar a prática propriamente dita, deixando de lado o referencial da análise de adultos e crianças, oferecendo um modo de receber o paciente adolescente de acordo suas necessidades e especificidades.
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais