Pergunte aqui: Precocidade

O que perdem os jovens com amadurecimento precoce?

Anteriormente escrevemos sobre as diferenças entre ser precoce e maduro e partindo disso podemos responder melhor essa nova pergunta.

Muitas vezes os adolescente são levados e cobrados a se comportarem de forma adulta, a lidarem com seu sentimentos, dúvidas e medos como adultos. Os pais podem em algum momento ignorar as incertezas e especificidades desse momento do desenvolvimento cobrando dos adolescentes atitudes maduras e coerentes para as quais eles ainda não estão preparados. Forçar esse tipo de comportamento maduro pode ser complicado para os adolescentes que podem ser sentir sobrecarregados, pressionados, inseguros, sozinhos.

Por outro lado, alguns jovens influenciados pela mídia, pelos grupos e amizades podem adotar certos comportamentos, precoces, para os quais ainda não estão maduros e preparados para assumi-los com responsabilidade e com consciência de seus efeitos e consequências.

Adotando esses comportamentos precoces o adolescente deixa de vivenciar os movimentos e as conquistas próprias dessa fase do desenvolvimento. A imaturidade, a incerteza, a dúvida são características importantes da adolescência e são condição para que o jovem se constitua, com o apoio da família, da escola e do círculo social, como um adulto maduro e saudável.


Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais