O PSICÓLOGO MEXE COM A CABEÇA DA GENTE.
(Da série: 10 Mitos sobre a Psicoterapia e Psicanálise)
MENTIRA. Muita gente acha que o psicólogo tem o dom de saber o que se passa na cabeça das pessoas, quase como um adivinho e que, da mesma forma mágica, promoverá a mudança e transformação do cliente. Na verdade, essa é uma fantasia que nada tem a ver com a realidade. A matéria prima do trabalho do psicoterapeuta ou analista é o que o cliente lhe conta. Por isso as sessões costumam se basear tanto no diálogo e na conversa.
No entanto, nem a análise nem a psicoterapia consideram apenas o que é dito em palavras. O analista e o psicoterapeuta são treinados para atentar tanto para a que as palavras revelam, como também para as outras formas de comunicação como por exemplo a postura corporal, os lapsos, os silêncios...
Apenas através do que é comunicado, é que se tem condições de entrar em contato com o mundo interno e subjetivo do cliente para então iniciar seu trabalho de intervenções.
Nesse sentindo, a mudança não é implantada no paciente através do profissional, este é apenas uma ferramenta. Suas intervenções, sua atitude e suas interpretações tem como objetivo facilitar a conscientização e o processo do cliente.
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais