1- Opinião dos Pais e Amigos - Conselhos são bem-vindos, mas não tome decisão apenas a partir dos palpites dos outros.
2- Bom Salários - Apostar numa carreira só porque ela dá dinheiro é arriscado. Uma profissão que paga bem hoje pode ser uma roubada no futuro.
3- Desempenho Escolar - Gostar de uma matéria escolar é um bom sinal, mas também pode ser uma armadilha. As profissões são mais complexas que as matérias do colégio.
4- Vale Mudar de Idéia - Sempre é possível começar outro curso. Mas voltar à estaca zero pode ser frustrante para quem já está para se formar.
5- Cursos Fáceis de entrar - Não escolha um curso apenas pela facilidade do vestibular. Pense antes na profissão.
6- Profissões da Moda - Cada época tem as suas, parecem legais, mas informe-se sobre curso e onde os recém-formados vão trabalhar.
7- A Vida Real - Procure saber tudo o que puder sobre a carreira escolhida. Se continuar confuso, peça ajuda a orientadores profissionais.
8- Universidades Badaladas - O prestígio da universidade conta na hora de entrar no mercado de trabalho. Mas lembre-se de que uma boa formação depende mais do aluno do que da escola.
9- Qualidade de Vida - Procure saber como vivem os profissionais da carreira escolhida. Muitas delas exigem sacrifícios, como trabalho nos fins de semana ou em lugares distantes.
10 - Mercado Saturado - Não descarte uma vocação só porque há muitos profissionais dessa área. Sempre há espaço para um bom profissional.
Fonte: Veja Edição Especial - Julho de 2003