Assustados, confusos, indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher sua profissão, às vésperas das inscrições para os vestibulares. Aquela certeza desde pequeno do que se vai ser quando crescer não rolou. Surge o medo de não dar certo. E a angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas de curso superior. São mais de 150 e, a cada dia, surgem novas opções de carreiras e de oportunidades de trabalho. O que fazer?
Esse turbilhão de dúvidas não deve ser encarado como um problema grave. A insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo: com vários caminhos abertos à frente, temos maiores chances de fazer uma escolha madura e consciente. A dúvida abre a possibilidade de pesquisa, de investigação e reflexão mais cuidadosa do caminho que se quer se seguir, deixando de lado fantasias e ideais pouco reais sobre as profissões e o mercado de trabalho.
Por isso, recomenda-se que essa fase da vida seja enfrentada com tranquilidade pelos jovens e sua família. Afinal, toda decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco. E esse é o primeiro grande desafio do jovem diante do novo e do desconhecido.
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais