Orientação Vocacional ou Profissional: Tem diferença?



É comum encontrarmos tanto o termo Orientação Profissional quanto Orientação Vocacional. Para alguns profissionais tratam-se de serviços semelhantes e muitos não consideram necessário marcar essa distinção. Para outros, essa diferença é fundamental. Vale a pena pensar e refletir sobre possíveis diferenças que esses termos evocam.

O termo vocação faz referência à predestinação, propensão, talento. Nesse sentido, cada sujeito seria dono de um talento que deve orientar sua escolha profissional. A idéia de “Orientação Vocacional” supõe a existência de uma vocação a ser descoberta por alguém capacitado, suposição já superada pela concepção atual do homem como um ser livre para escolher.

A Orientação Profissional parece ser um termo mais adequado por não pressupor unicamente a descoberta de aptidões do indivíduo, mas por considerar a relação dessas com a realidade profissional e cultural. Trata-se de um processo que busca auxiliar o indivíduo na descoberta de suas habilidades naturais assim como conhecer as fontes de treinamento disponíveis para se aprimorar e se desenvolver.

Não se trata, portanto de uma vocação, de um caminho único para cada sujeito. A Orientação compreende um sujeito com múltiplos talentos que podem ser desenvolvidos e exercidos em diferentes contextos.


Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais