Engana-se quem acha que a Orientação Profissional é indicada apenas para adolescentes e jovens próximos do momento da escolha profissional. Ao contrário disso, atualmente é cada vez mais comum que, adultos já inseridos no mercado de trabalho, busquem o apoio da orientação para repensar suas escolhas, planejar novos caminhos e metas para a carreira. Nestes casos, falamos em Planejamento Profissional.
O Planejamento Profissional compreende a necessidade de criação de um projeto pessoal que leve em conta três vertentes básicas: a situação presente, o futuro que se almeja e os meios para se chegar lá. A idéia de projeto reconhece um homem que não é completamente determinado pelas circunstâncias de seu passado e presente. Pressupõe, portanto, um homem capaz de analisar e compreender sua situação passada e presente e então, a partir disso, desenvolver um projeto, como uma intenção futura, uma posição em que se quer chegar.
O processo de planejamento de carreira consiste num programa estruturado onde, com apoio terapêutico, temos a oportunidade de repensar nossas metas e planejar ações. Seja qual for o projeto, há sempre uma elaboração pessoal, na qual tomamos plena consciência do impacto das escolhas pontuais no presente e no futuro, assim como a necessidade do cumprimento de certas etapas, de um plano de ação para a concretização de um projeto profissional.
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais