Férias de vestibulando

Ano de vestibular: Descansar nas férias sem abandonar os estudos



Estudar ou descansar, eis a questão. A dúvida atinge todos os vestibulandos com a aproximação das férias. Viajar, pegar uma praia, dormir até mais tarde... O que não falta é coisa boa para fazer. E há quem tente conciliar esses “luxos” com o estudo. Férias, mesmo, só da escola.

Nas férias conseguimos diminuir o ritmo, a carga e aproveitar para fazer coisas que gostamos e que nos dá prazer. As férias é um momento de descanso, quem não aproveita o recesso para descansar não terá fôlego para a maratona do fim do ano.

Apesar do cansaço e da vontade de não estudar durante as férias o melhor a fazer é tentar um equilíbrio: ir à praia de manhã e estudar à tarde, por exemplo. Se for viajar, ao retornar entre em um ritmo mais intenso. É importante recarregar as baterias para chegar bem ao segundo semestre, porque a carga pesada começa agora, a partir do meio do ano.

Uma boa dica nas férias é por exemplo, aproveitar para dormir melhor durante esses dias. Por conta das provas e da maratona de estudos os vestibulandos costumam dormir muito pouco. Além disso esse tempo livre é um bom momento para refazer provas antigas e recuperar déficits em alguma disciplina.

As férias é um tempo para descansarmos da rotina, dormir até mais tarde, mas sem exagero. É como uma maratona: se um atleta deixar de correr por duas semanas, vai demorar para o corpo se habituar novamente, é importante não perder o ritmo.

Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais