Você tem medo de tirar férias?



Depois da mala pronta e com a viagem marcada, é preciso uns dez dias para conseguir relaxar de verdade. Uma pesquisa feita com trabalhadores de São Paulo e Porto Alegre chegou a essa média e mostrou que tem muita gente com medo de tirar férias. Isso tem nome: é o que os pesquisadores chamam de fobia de tirar férias.

Parece até brincadeira, mas não é. Dos entrevistados, 38% falaram que as férias são encaradas como um período estressante. As principais razões são: ninguém notar a falta deles durante as férias, receio que possa acontecer mudanças de cargos ou de responsabilidades, cortes de pessoal na empresa e até porque decisões importantes podem ser tomadas sem eles estarem na equipe.

O sujeito que não consegue relaxar nas férias é aquela que, mesmo em seu período de descanso está sempre com o celular e o notebook na mão, conectado na internet. Não se desliga do trabalho nem do ambiente profissional e mesmo longe está com a cabeça lá, nos problemas da empresa, em suas tarefas, em quanto está ou não fazendo falta para equipe e para os colegas.

Em empresas de pequeno porte, você pode até planejar as suas férias uns dois, três meses antes. Em empresas maiores, o ideal é com um ano de antecedência. Porém, de nada vai adiantar se organizar se o que você tem é um outro tipo de medo: o medo de ficar sem fazer nada.

Quem tem negócio próprio, não depende de ninguém para planejar as férias, mas, às vezes, esse período de descanso vira uma dor de cabeça. Segundo o ditado é "o olho do dono que engorda o gado", mas em alguns momentos é o dono mesmoq eu precisa se ausentar, descansar para cosneguir voltar com fõlego total para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, para encontrar novas soluções paar problemas antigos...

Algumas dicas interessantes para você planejar e pensar em suas férias:

1- Analise qual é o melhor período para sair de férias;
2- Organize-se com antecedência;
3- Se for viajar, tente voltar para casa alguns dias antes do retorno ao trabalho;
4- Tente não deixar nenhuma situação pendente;
5- Evite ficar abrindo a caixa de e-mails do trabalho na folga;
6- Nem pense em telefonar para saber se está tudo bem;
7- Lembre-se: você merece sair de férias. É um direito seu!

Fonte: G1. 26/10/2009.