Diante das novas ofertas de vagas no serviço público, os concursos têm se tornado uma saída frequente para muitos profissionais. É comum, inclusive, vermos pessoas que abrem mão da formação acadêmica que tiveram por acreditarem ser mais interessante seguir uma carreira pública.
Mas como saber se a carreira pública é de fato o mais interessante para você? O que pensar nesse momento de dúvida?
O concurso é, hoje em dia, apontado como opção certa, estável e de rendimentos razoáveis. Torna-se, portanto, para muitos, a melhor opção de trabalho. No entanto acho importante ponderar alguns aspectos referentes a qualquer escolha.
Como todo o processo de escolha, o auto-conhecimento é fundamental. É a partir disso que conseguimos identificar com maior clareza nossas prioridades e anseios. Determinar o que é importante em cada momento nos ajuda a escolher com mais tranquilidade e maturidade.
Outro ponto importante é não pensar de forma tão imediatista. As consequências de nossas escolhas nem sempre se apresentam tão rápido, normalmente vemos seus reflexos apenas a médio e longo prazo. Por isso, é preciso pensar mais longe: refletir sobre as vantagens do concurso no presente, mas também ponderar os impactos dessa escolha em seu futuro.
A escolha pelo concurso público deve ser pensada como uma escolha profissional, não se trata apenas de considerar a estabilidade e os salários. Escolher pelo concurso público é optar por uma carreira pública, com suas particularidades. Vale refletir se a carreira pública condiz com aquilo que você deseja e anseia também para sua vida profissional. Se informe bem sobre seu cargo, sobre sua rotina de trabalho, sobre suas possibilidades de progressão na carreira, sobre seu local de trabalho...
Buscando informações desse tipo, a escolha se torna mais consciente e madura. E se o seu caminho é mesmo a carreira pública encare com perseverança essa nova fase!
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais