Numa postagem anterior comentamos que o início do ano é sempre um bom momento para a construção de um plano de metas. Essa é uma oportunidade de refletir e pensar o que se deseja para o ano que começa.
Um bom Plano de Metas contém, não apenas nossos objetivos, mas especialmente as estratégias e recursos para alcançarmos o que queremos. Por isso, não basta apenas preencher a lacuna de sonhos e desejos para 2012, é imprescindível que se apresente as ações que devem ser executadas para que o Plano seja bem sucedido.
Para facilitar a construção do Plano de Metas organizei um material a partir da pesquisa de várias estratégias de planejamento disponíveis. Trata-se apenas de um modelo que facilita a reflexão. O material está disponível para que você o altere e o adapte conforme a sua comodidade. Faça um esquema que facilite a sua visualização e mãos à obra!
Como responder as perguntas da tabela?
1- Onde estou? Essa é a chance de você avaliar seu presente. Pense nas suas vantagens, suas possibilidades, na força e nos recursos que você tem disponível para enfrentar cada uma das situações.
2- Onde quero chegar? Aqui desmembramos a pergunta em dois pontos. Primeiro é importante pensar nos objetivos gerais que são, normalmente, aspectos mais amplos daquilo que queremos alcançar. Posteriormente podemos detalhar isso em objetivos específicos, onde definimos com maios detalhe e cuidado aquilo que exatamente estamos nos referindo.
3- Como? Este é o ponto chave do planejamento. É é o momento onde enumeramos todas as estratégias que serão utilizadas para realização do plano. É o ponto mais importante e por isso é onde vale à pena dedicar mais tempo e atenção. Cada uma das estratégias que você eleger serão definidoras para o sucesso ou fracasso do seu planejamento. Nesse momento tente pensar, não apenas nos recursos que você já está familiarizado em utilizar, mas vá, além disso, seja criativo, pense em novas saídas e possibilidades.
4- Quando? Quando não definimos uma data para a realização de uma ação não nos comprometemos realmente com elas. Por isso nada de preguiça, nada de procrastinação! Defina um dia e mês para realizar a ação que você determinou.
Após a construção de seu Plano não o deixe de lado. Mantenha-o sempre à vista. Dessa forma, você mantém o compromisso com tudo o que se propôs, além de ir identificando os objetivos que vão sendo alcançados durante o ano.
Uma dica boa é construir tabela para aspectos específicos de sua vida, como por exemplo: Planejamento Pessoal, Planejamento Profissional, Planejamento Financeiro... Assim, as metas ficam mais claras e mais organizadas, conseguimos rever continuamente nossos objetivos e ações e executamos tudo com mais eficiência.
Se você tiver alguma dúvida na construção do seu plano ou quiser algum apoio ou sugestão, basta entra em contato pelo e-mail marina.reigado@gmail.com que terei prazer em ajudá-lo!
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais