O ano de 2012 está apenas começando e esse é um bom momento para se organizar e definir com clareza metas e objetivos para o ano que se inicia.
Algumas pessoas resistem um pouco a essa idéia, gostam de dizer que deixam se levar pela vida, sem se programar ou se organizar de forma mais sistemática. De fato é admirável quem consegue lidar com as surpresas que a vida lhe traz, com as oportunidades que aparecem de forma inesperada. No entanto, sabemos que estamos o tempo todo nos posicionando e escolhendo os caminhos que vamos seguir, mesmo quando, aparentemente, estamos apenas nos deixando ser guiados pela vida.
Assumir que somos autores de nossa própria história não é tarefa das mais fáceis, isso nos responsabiliza tanto pelos sucessos quanto pelos fracassos. Nesse sentindo, a psicoterapia está aí justamente para nos lembrar disso e para nos auxiliar em momentos em que preferíamos não ter que escolher o caminho.
A idéia de construir um plano de metas e objetivos para o ano novo, nada mais é do que uma oportunidade de exercitar a autoria de sua própria história. É um momento de refletir e pensar um pouco sobre seus desejos, sonhos e anseios, permitindo escolher o que se quer para a própria vida.
Não se trata de mágica. Não basta escrever e esperar que as coisas simplesmente aconteçam. Um plano de metas cuidadoso nos dá a chance de relembrar o que já se passou, analisar a situação presente com cuidado e realismo, e identificar os recursos e instrumentos que temos a nossa disposição.
Construir um plano de metas é ter a coragem de identificar e anunciar para si mesmo aquilo que se deseja para a própria vida, reconhecendo a própria participação como elemento fundamental para êxito ou fracasso.
Alguns materiais podem ajudar quem tem interesse de refletir e construir seu próprio planejamento. Acompanhe a próxima postagem e confira se o material lhe será útil.
Autora: Marina Reigado I Psicóloga Clínica
Consultório Rua Guajajaras, 1470 - Barro Preto
Belo Horizonte I Minas Gerais